Um incêndio pode trazer danos inestimáveis e irreversíveis: mortes, danos físicos permanentes, prejuízos ambientais, perda do patrimônio, paralização das atividades industriais e comerciais. Em qualquer situação, a segurança é uma prioridade, seja em casas, condomínios, estabelecimentos comerciais, industriais, bares, restaurantes, boates, etc. Locais onde há a utilização ou armazenamento de produtos inflamáveis, o cuidado deve ser redobrado.
Obrigados por lei, as empresas devem providenciar medidas de segurança contra incêndio, com o objetivo de previr e combater a ocorrência de acidentes com fogo.
Proteção dos seus colaboradores
Quando falamos em segurança contra incêndio temos como prioridade a prevenção e a proteção a vida. Um bom projeto de prevenção e combate a incêndio consegue garantir a saída em segurança dos ocupantes da edificação, evitar que o fogo se alastre rapidamente, assegurar que a estrutura não colapse e reduzir os danos causados pelo fogo.
Embora trate-se de um assunto delicado, não podemos deixar de mencionar que um acidente como este pode resultar em acusações contra a organização, como negligência ou imperícia. Em casos mais graves, de morte ou ferimento com sequelas, os responsáveis podem ser processados, com pedidos de indenização ou até mesmo por crimes com pena de prisão.
É de extrema importância a capacitação e treinamento dos colaboradores para reagirem em situações de emergência. As primeiras atitudes são determinantes no controle do fogo e salvamento das pessoas.
Perdas de patrimônio
As práticas de prevenção devem ser enxergadas como um investimento, e não apenas como uma obrigação legal. Pensar que um sistema preventivo de combate a incêndio tem um custo alto é um erro grave. Imagina o dano que um incêndio pode causar a um maquinário importado que custou alguns milhares de dólares?
Os valores investidos em equipamento de prevenção e combate a incêndio, bem como em treinamentos, não chegam nem perto dos valores de prejuízo que um incêndio pode gerar para sua empresa.
Danos ou paralização da linha de produção
Um incêndio em uma indústria impactará diretamente na rotina de produção. Mesmo que seja uma pequena intercorrência, irá exigir a evacuação do local, controle e extinção do fogo, reparos nos equipamentos danificados, limpeza, entre outras medidas.
Risco de multas e interdições
As empresas conforme suas atividades, devem comprimir inúmeras leis e normas, entre elas a NR 23 que dispões especificamente sobre este tema.
Existem outras lei que trata desse assunto, inclusive municipais e estaduais, que o gestores devem ficar atentos, pois ao descumpri-las estão sujeitos a multas e interdições.
Como se prevenir?
Cada edificação, conforme a atividade desenvolvida pela empresa, vai demandar um plano de prevenção diferente, por isso é indispensável o acompanhamento de profissionais capacitados para elaborar e dimensionar as medidas de segurança. De acordo com os riscos de cada estabelecimento, é possível mitigar e/ou excluir os perigos e situações críticas, como por exemplo: instalações elétricas antigas, sem manutenção, fiação com isolamento desgastado ou ausente, equipamentos superaquecidos, curtos-circuitos, sobrecarga de tomadas, lâmpadas ou chamas próximas de tecidos, papel e madeira.
Além disso, a correta instalação e manuseio dos equipamentos de combate a incêndio é importantíssimo para a proteção das pessoas e da edificação.
Fonte: Portal Incêndio