O seguro empresarial torna-se mais caro à medida que aumentam as chances de um sinistro acontecer. Existem algumas estratégias que reduzem o preço do seguro, possibilitando a contratação de uma apólice mais barata.
O seguro empresarial tem como objetivo proteger os bens da empresa contra eventuais ameaças, incluindo incêndios, que ocasionam enormes prejuízos.
Para a contratação é realizada uma análise de risco baseada em determinados parâmetros, como a probabilidade de determinado evento acontecer, o número de pessoas envolvidas e os bens que serão assegurados. Desta forma, quanto maiores os riscos e mais bens protegidos, mais alto será o valor da apólice.
Como em um seguro de automóvel, existem cobertura que poderão ser contratadas, a empresa paga o valor do prêmio e no caso de um sinistro é necessário o pagamento a franquia, que é taxa cobrada para acionar a seguro.
A apólice pode cobrir bens, serviços ou pessoas. Na contratação é especificado o objeto do seguro e a cobertura, por exemplo, danos por incêndio, roubo, acidentes etc. Quanto mais abrangente for a cobertura mais caro será o seguro, o preço é proporcional a quantidade, gravidade e possibilidade de um risco se realizar.
Existem dois grupos de coberturas:
· Danos materiais – proteção financeira no caso de danos ao patrimônio: equipamentos, produtos, matérias-primas, entre outras coisas materiais.
· Responsabilidade civil – cobertura para caso a empresa provocar, de forma acidental, prejuízos a terceiros ou aos seus bens, podendo ser funcionários, fornecedores ou clientes.
Como reduzir o valor do seguro?
Para mitigar os riscos de um incêndio acontecer e com isso reduzir o preço do seguro, as empresas precisam possuir sistemas de proteção e combate incêndio de acordo com as normas de segurança, incluindo normas internacionais como a NFPA, bem como atender os critérios estabelecidos pelas seguradoras, como por exemplo: sistema de hidrantes, detecção e alarme de incêndio com vigilância remota, extintores, compartimentação com porta corta-fogo, além de cuidados com materiais inflamáveis e chama aberta.
Essas medidas não só reduzem o valor do seguro empresarial como também garante a segurança das pessoas e preservação do patrimônio.
Fonte: Portal Incêndio